Você já ouviu aquela expressão que diz os olhos são a janela da alma? Pois é, eles são mesmo. Mas, eles são também os responsáveis pela visão do corpo e pela maioria das experiências que vivenciamos. Isso faz que o colírio, ferramenta de melhoria das funções da visão, seja também muito importante, quando necessário.

colírio

É através dos olhos que nós podemos experimentar a vida de maneira muito mais intensa e rica. Por essa razão, eles devem ser objeto de observação cuidadosa. Entretanto, jamais se esqueça que esse cuidado requer acompanhamento especializado para que seja efetivo.

Certamente, em algum momento da vida, você já precisou de um colírio. Entretanto, você sabia que há tipos diferentes para momentos específicos?

Caso você ainda não saiba, não tem importância. Nós separamos as melhores informações para que você saiba tudo sobre os tipos de colírios e sua importância para a visão.

Lubrificantes

Você também pode chamar os colírios lubrificantes de “lágrimas artificiais”. Essa referência se dá à função desse tipo de colírio que se assemelha à função das lágrimas.

O colírio lubrificante serve para hidratar os olhos impedindo, assim, o seu ressecamento. Por causa dessa função simples e da facilidade de comprar, muita gente faz o uso sem nenhum tipo de indicação. Mas, essa não é maneira correta de fazer. Afinal, esse tipo de colírio também contém conservantes, o que pode causar algum tipo de irritação ou alergia. Por isso, como qualquer tido de medicamento, você precisa consultar o médico antes de fazer a utilização.

colírio
colírio

Na maioria dos casos, o colírio lubrificante é indicado para pessoas que possuem sintomas do olho seco. Também é a indicação comum para irritações por situações de clima seco, exposição à telas, raios ultravioletas e outras situações.

Descongestionantes

Há também no mercado de colírios, aqueles que usamos como descongestionantes. Eles são aqueles que possuem vasoconstritores para diminuir a vermelhidão nos olhos. Essa irritação é geralmente o resultado de irritações leves de rinites, resfriados ou produtos químicos.

Por causa da sua ação quase que instantânea, as pessoas tendem a abusar desse colírio. Mas, nisso há um grande risco de se esconder problemas mais sérios que precisam se resolver.

Por isso, é muito importante considerar a visita ao oftalmologista, a fim de que seja possível arrancar o mal pela raiz.

Antibióticos

Sim, entre as categorias de colírios há também aqueles colírios antibióticos. Esse é aquele colírio que costuma ser prescrito em casos de conjuntivite, infecções na córnea e pós operatório. Nesses casos, indica-se mais o colírio antibiótico por atuar no combate às infecções.

colírio
colírio

Por se tratar de um colírio mais específico, você só pode compra-lo com receita médica. E, geralmente, o tratamento precisa de complemento por anti-inflamatório também. Essa é a estratégia utilizada para unir a eficiência do tratamento ao conforto dos olhos.

Antialérgicos

Esse é um dos colírios que mais se utiliza. Inclusive, a qualquer sinal de desconforto nos olhos, as pessoas procuram por esse colírio como automedicação. E, novamente dizemos, automedicação nunca é saudável. Procure o seu especialista!

O colírio antialérgico reduz a histamina nos tecidos oculares. Pois, sua eficácia está em diminuir a ocorrência de coceiras e alergias.

Anti-inflamatórios

Um colírio anti-inflamatório é bastante comum nas indicações para tratar inflamações. Especialmente aquelas que surgem no pós operatório podem sofrer amenizações significativas com a utilização do colírio correto.

Nessa categoria, os colírios ainda se dividem em hormonais e não hormonais. E, é importante ressaltar que eles são produtos com composição forte. Por isso, não se indica o uso prolongado. Caso faça isso, você corre o risco de ter aumento na pressão intraocular e perfuração na córnea.

Anestésicos

Esse é aquele tipo de colírio que você não deve, jamais, utilizar sem que haja a prescrição correta. Afinal, trata-se de um colírio feito especificamente para anestesiar o local do globo antes de procedimentos específicos.

colírio

Por causa da sua natureza, você não deve utilizar o colírio anestésico de maneira livre. Pelo contrário, o uso desse tipo de colírio deve ser feito sempre no ambiente hospitalar. Além disso, o colírio anestésico tira a sensibilidade dos olhos. Assim, caso você faça o uso, deve redobrar os cuidados com os olhos até que o efeito passe.

Antiglaucomatosos

Aqui nós temos mais um desses exemplos de colírio a se utilizar apenas em situações específica. Nesse caso, trata-se de um produto que se indica apenas para o tratamento de glaucoma. Afinal, ele cumpre a função de regular a pressão sanguínea do olho.

Mas, mesmo que você possua glaucoma, não deve fazer o uso desse colírio de maneira indiscriminada. Contudo, se for o seu caso, esse é mais um motivo para procurar um especialista e ouvir a indicação técnica.

Bom agora que você sabe que os colírios possuem funções variadas, não saia por aí achando que ele inofensivo. Caso sinta a necessidade de relaxar os olhos, você deve procurar um especialista, explicar os seus sintomas e aceitar a indicação médica.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.